CAPÍTULO 2

O MARKETING DIGITAL

GRANDES MUDANÇAS POR VIR...

 

Plataformas mudando radicalmente estratégias, moldadas por transformações significativas de comportamento da nossa sociedade! Nesse cenário, o marketing digital deve se adaptar. Devemos ter os olhos atentos às mudanças do mundo "real (e não apenas o digital!) como a volta da vida externa, recessões econômicas e disputas políticas, que impactam diretamente o universo virtual.

Robôs com sentimento?

Inteligência Artificial com Inteligência Emocional

Isso mesmo, uma das tendências mais significativas é implementar emoções humanas aos IAs (robôs de inteligência artificial), tornando-os mais mais emotivos e compreensivos.. 

 

Mas ViUzinha, como isso fica na prática? 

 

Vamos pensar na Alexa, por exemplo: ao falarmos com ela, ela interpretará dados cognitivos e emocionais para moldar a sua resposta a partir da análise feita, tornando a resposta mais “humana”. 

 

Legal ou assustador? :p

IoT - Internet das Coisas

Esse conceito não é novo e, em 2022, vai ganhar mais espaço ainda. 

 

As tecnologias conectadas enriquecem experiências cotidianas e permitem coisas como: lojas checkout-free e carros autônomos. 

 

Em 2022, espera-se que ocorra uma expansão da Internet das Coisas para conectar as experiências físicas e digitais das marcas. 

Data-Driven: Dados impulsionam negócios!

Em 2022, nada mais se cria sem dados! Mais do que nunca, os números serão incorporados de maneira relevante às decisões de negócios como forma de embasamento para defesa e criação de tudo e qualquer coisa ;)

As análises se tornarão parte inerente ao processo criativo das empresas, acelerando e orientando o processo de desenvolvimento de novos produtos e negócios. 

Redes de co-criação

Criamos juntos, crescemos juntos.

Os benefícios e maravilhas da co-criação estão sendo descobertos pelos produtores de conteúdo... 

  

Em 2022, esse movimento se intensificará também entre as empresas, que buscam maneiras de tornar a experiência de consumo totalmente integrada entre os diferentes pontos de contato.

 

Ou seja, as marcas tendem a reconhecer cada vez mais a importância da colaboração com fornecedores, parceiros e até concorrentes

 

Esse cenário permite a criação de novas oportunidades de produtos e serviços que além de beneficiar o consumidor, agregam valor à marca. 

Social Commerce

Redes sociais, o lugar das comprinhas.

Será cada vez menor a distância entre as grandes redes sociais e o conceito de e-commerce. 

 

As redes sociais, que antes eram apenas espaços virtuais para socializar e trocar experiências, passam a incorporar o consumo, disponibilizando ferramentas de compra e venda dentro das próprias plataformas.

 

Para as marcas, isso enriquece a experiência de jornada do consumidor e permite uma série de outras ações facilitadoras como as postagens com Branded Content e fechamento da compra direto no app.

Fontes

  • Tendencias e Previsoes de Midia Kantar 2022

  • WGSN: Top Trends for 2022 & Beyond

  • The Future 100 2022 – Wunderman & Thompson

"Acreditamos que as mídias sociais se tornarão uma ferramenta de marketing do seu negócio e não mais 'o negócio' em si"

- GABRIELLA COFFONI MARKETING & CONSUMER PLATFORM LEAD LATAM, LTK