Entender como seu público consumidor se comporta na Internet é fundamental para desenvolver estratégias de conteúdo que vão impactar sua audiência.
Sabemos que a pandemia causou rápidas e profundas mudanças no comportamento do consumidor no digital, e que existem diferentes públicos com hábitos distintos. Porém, é possível observarmos tendências comuns a vários desses públicos, que nos fornecem uma visão geral a respeito dos seus sentimentos e comportamentos. Dentre eles, destacamos:
- CARLA BUZASI, DIRETORA ADMINISTRATIVA, WGSN.
1. Arquitetura para Pets
O número de novos pais e mães de pets não para de crescer! Além disso, os bichinhos estão sendo cada vez mais bem cuidados...
Como resultado, é possível observar esse ano altas buscas por móveis e até ambientes inteiros para os pets <3
Como um reflexo da crise econômica, a preocupação com dinheiro continuará marcando 2022, com mais pessoas interessadas em investir e organizar os gastos de um jeito inteligente e entendendo a inovação tecnológica como aliada.
A tendência é que os Millennials liderem esse comportamento.
Após quase dois anos de pandemia, as pessoas estão enxergando novas maneiras de lidar com seus relacionamentos.
Todas as gerações estão buscando formas mais saudáveis de lidar com os problemas e as questões que surgirem, independentemente do tipo de relacionamento.
4. Espaço para emoção
Uma forte tendência comportamental é de que as emoções determinarão as funções dos diferentes ambientes da casa.
As pessoas irão, por exemplo, planejar quartos para expressar a raiva ou para ficarem introspectivos, cômodos com temática de música ou então para dedicar a determinados hobbies.
5. Flexibilidade nos exercícios
O bem-estar físico e mental continuará como prioritário mesmo após a pandemia. Porém, ao invés dos exercícios de alta intensidade, a tendência serão aqueles de baixo impacto e que podem ser facilmente implementados na rotina.
6. Hobbies e empreendedorismo
O Google Trends de 2021 revelou que o termo "como abrir um negócio" foi mais pesquisado do que "como conseguir um emprego", globalmente.
Esse ano, podemos esperar que as pessoas passarão a transformar seus hobbies em fonte de renda, além de procurar ideias de empreendimentos e dicas para administrar o próprio negócio.
7. Comemorações serão mais frequentes
Independente da geração, as pessoas estão planejando mais comemorações e festas para ocasiões que antes passavam batido, como a saída dos filhos de casa, o pedido de demissão e até término de relacionamentos!
8. Autocuidados espiritual
Segundo o Pinterest, o bem-estar espiritual será um tema quente em 2022, principalmente entre a Geração Z - que busca cada vez mais termos relacionados a espiritualidade e incorpora novos rituais no dia a dia.
9. Apego ao Lar
Como reflexo da pandemia, as pessoas criaram vínculos mais profundos com suas casas. Isso refletiu diretamente no aumento dos gastos com reformas e decoração.
Os comércios locais também foram valorizados! Com o retorno gradual às atividades na rua, as pessoas estão buscando aproveitar mais as oportunidades próximas ao lar.
10. Bem-estar em primeiro lugar
A pandemia também levou a uma maior procura por atividades e conteúdos que promovam o bem-estar mental e a saúde física!
Atividades como yoga, exercícios físicos e meditação ganharão mais espaço entre os criadores e marcas.
Um período intenso como a pandemia fez as pessoas repensarem suas prioridades de vida.
A solidariedade ganha espaço nesse cenário.
Marcas que se posicionam frente às questões ambientais e sociais saem na frente. A questão financeira segue como importante fator limitador na decisão de compra. Nesse sentido, marcas que unem valores sociais a preços acessíveis conquistarão a preferência do consumidor.
O processo de crescimento do ambiente digital também foi impulsionado pela pandemia.
Pela necessidade gerada pelo isolamento, os gerações mais velhas estão adotando mais às tecnologias. É importante que marcas e criadores englobem também esse público em seus processos e conteúdos.
Com relação ao consumo, os canais online ganham força entre as diferentes faixas etárias, com destaque para a compra online e retirada em loja física, que é preferência da geração Z.
WGSN: Top Trends for 2022 & Beyond
The Future 100 2022 – Wunderman & Thompson
Top Global Consumer Trends 2022